quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Coluna Nutrição: Carnes brancas x carnes vermelhas




Carnes brancas x carnes vermelhas


Vanessa Alves Henrique, Karla Silva Ferreira e Luiz Fernando Miranda da Silva 


Carnes são os tecidos musculares dos animais, como os músculos e as vísceras. Os tecidos musculares possuem a função de fornecer estrutura e movimento aos animais e as vísceras, funções específicas propiciando integração entre todo o organismo animal. Então, porque algumas carnes são vermelhas e outras mais claras? As carnes brancas são mais saudáveis que as vermelhas?

O que define a cor da carne é o teor de mioglobina. A mioglobina é um complexo que possui um átomo de ferro (Fe) no centro. Esta substância possui a função de armazenar oxigênio nos tecidos dos animais. O oxigênio é necessário para a produção de energia, para que o animal possa se movimentar e realizar suas atividades corporais O ferro ligado na mioglobina é melhor absorvido que outros tipos de ferro presente nos alimentos de origem vegetal (Figura 1).


Os animais que precisam de uma reserva maior de oxigênio têm maior teor de mioglobina no músculo, portanto esta carne terá coloração mais avermelhada. O exemplo mais característico é a baleia, que precisa de oxigênio para produzir energia quando submersa. Desse modo, ela possui elevada quantidade de mioglobina e sua carne apresenta coloração vermelha acentuada. Outros animais (como o beija-flor e o peixe) possuem um sistema cardiovascular (veias e artérias) eficiente em carrear sangue (rico em oxigênio) para o músculo, assim, não será necessário armazenar grande quantidade de oxigênio, consequentemente, terão menor quantidade de mioglobina e a carne será mais clara (Figura 2).



Dentro de uma mesma espécie, tanto a idade do animal quanto a atividade muscular afetam o teor de mioglobina. Alguns animais mais velhos têm o sistema cardiovascular mais desenvolvido. Desse modo, eles conseguem carrear sangue (rico em oxigênio) com maior rapidez para os músculos, tendo assim, uma carne mais branca (menos mioglobina). Como também, um animal que realiza atividade muscular intensa pode ter a carne mais escura porque precisa armazenar maior quantidade de oxigênio para produzir mais energia.

Portanto, a carne vermelha tem maior quantidade de ferro do que a carne branca, já que possui maior teor de mioglobina. Nos tipos e quantidade dos demais componentes, as carnes são muito semelhantes. Possuem elevado valor nutritivo, sendo fonte de proteínas de alto valor biológico (compostas por aminoácidos essenciais), de minerais como magnésio (Mg), fósforo (P), zinco (Zn) e das vitaminas do complexo B. Por outro lado, não são fontes de vitamina C, carboidratos, cálcio e nem fibras. Observe a composição dos diferentes tipos de carne na Tabela 1.



A gordura é um nutriente que só é metabolizado na presença de oxigênio. Por este motivo, há uma tendência de que as carnes vermelhas possuam também maior quantidade de gordura no interior dos músculos.  Entretanto, há cortes de carne de boi com teores baixos de gordura. A tabela 1 apresenta os teores de proteínas, lipídios e ferro de diferentes tipos de carne. Observa-se que os teores de proteínas são semelhantes. Os teores de gordura e de ferro são os que mais variam.
Na tabela 2 é apresentado o valor nutritivo de alguns vegetais. Estes alimentos, com poucas exceções, possuem baixos teores de ferro, gordura, proteínas e vitaminas do complexo B. Eles se destacam por serem fontes de vitamina C e fibras. 



De acordo com a OMS, as carnes podem conter substâncias químicas prejudiciais para a saúde formadas durante o processamento e/ou cozimento. As mais conhecidas são compostos contendo nitrogênio derivados dos aminoácidos das proteínas. Estas substâncias são formadas durante a queima de proteínas nos processos de fritura, churrasco e defumação. Algumas dessas substâncias são consideradas carcinogênicas e outras com fortes suspeitas de afetarem o organismo negativamente. Portanto, as carnes de peixe, galinha, frango entre outras classificadas como brancas, tem o mesmo potencial cancerígeno que a carne vermelha. 

Considerando a composição das carnes, pode-se afirmar que são alimentos muito nutritivos, mas devem ser ingeridas com moderação. A quantidade máxima de carne “in natura” que se deve ingerir por dia são 150 gramas. Lembre-se que elas não devem passar por processamento que possa queimar suas proteínas e nem terem adição de sais de cura. Portanto, é importante também evitar os embutidos.

 Referências Bibliográficas

1. International Agency for Research on Cancer; World Health Organization. IARC Monographs evaluate consumption of red meat and processed meat. Comunicado de imprensa, Nº 240, 26 de Outubro de 2015.
2. World Health Organization. Q&A on the carcinogenicity of the consumption of red meat and processed meat. Disponível em: <http://www.who.int/features/qa/cancer-red-meat/en/> Acesso em 14 de setembro de 2016. 
3 -  UNICAMP. TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 4ªEdição. Campinas .SP, 2011.
4. Damodaran, S; Parkin, K; Fenema, O. Química de Alimentos de Fenema. 4a Edição. Porto Alegre: Artmed, 2010. 





Um comentário:

  1. Me desculpem a franqueza, mas este texto contém erros, explicações imperfeitas e precisa de ampla revisão. A começar já pela primeira frase. Outros exemplos, a mioglobina é uma PROTEÍNA que contém o grupamento heme, e a figura 1 mostra apenas este grupamento, e não toda a molécula da proteína mioglobina, como afirma a legenda. Além disso, a informação sobre o risco de câncer da carne está superficial e duvidosa, uma vez que a OMS fala clara e especificamente de carne processada (referida como "embutidos" na última frase?!?!) e carne VERMELHA, não havendo nada sobre carne BRANCA (como pode ser visto nas referências do próprio texto). A carne processada foi classificada no grupo 1 de carcinogênicos, por existirem evidências mais concretas, e a vermelha no grupo 2A, pois as evidências de relação com câncer colorretal existem mas são ambíguas e não consistentes. Se existem evidências sobre o risco de câncer da carne branca, no mínimo os autores deveriam ter colocado referências confiáveis para sustentar isso. Afinal de contas, o tema do texto foi exatamente "carne branca X carne vermelha", certo? Sugiro aos autores tomar mais cuidado e fazer uma boa revisão dos textos antes de torná-los públicos.

    ResponderExcluir