quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Desafios da energia nuclear

Usina nuclear em Angra dos Reis (RJ)
Não é só o risco de acidentes trágicos que paira negativamente sobre a produção de energia nuclear — como o ocorrido em Fukushima em março deste ano. Uma questão prática, porém crucial para o equilíbrio ambiental, ainda não foi resolvida: onde colocar o lixo nuclear? Esta é uma das questões que o Grupo de Divulgação do PIBID-Física ‘A nova face da energia nuclear’ procura levar à sociedade.

— Até hoje não foi encontrada uma solução ambientalmente correta para despejar o lixo nuclear. Com isso, ele continua sendo depositado em grandes galpões, desertos ou até mesmo no fundo dos oceanos, sendo um risco ao ambiente — diz o aluno Thiago Serafim, que participa do Grupo ao lado dos colegas Vinícius Guimarães e Júlio César Faria, sob a coordenação da professora Marília Paixão Linhares, do Laboratório de Ciências Físicas da UENF (LCFIS).

O tema foi apresentado durante o Evento Unificado das Licenciaturas da UENF, ocorrido em 09/11, no Centro de Convenções, no âmbito da III Semana Acadêmica Unificada da UENF. Também foi abordado em uma oficina realizada recentemente pelo Grupo no Colégio João Pessoa, em Campos dos Goytacazes (RJ). Segundo Thiago, uma grande preocupação, no momento é que sejam reprimidos ou cancelados os estudos sobre o uso da energia nuclear, tendência reforçada com o desastre de Fukushima. Outra questão que também gera desconfiança em relação à energia nuclear é o fato de ela utilizar em sua produção o mesmo material necessário na fabricação de armas nucleares: o plutônio.

Thiago considera impossível ignorar os riscos da energia nuclear, mas lembra que, como tudo na vida, existem os prós e os contras. Seu custo, por exemplo, é menor do que o da energia produzida em termoelétricas. Além disso, a produção de energia nuclear não necessita de agentes externos, como sol, vento ou grandes áreas de construção, como ocorre com as energias solar, eólica e hidroelétrica.

— Para manter o atual padrão de vida no mundo, é necessário achar novas fontes de energia. Nosso grupo tem por objetivo divulgar informações que possam ajudar as pessoas a opinar e decidir sobre questões que afetam suas vidas — afirma Thiago.


Rafaella Dutra, Lys de Miranda, Victor Mathias e Fúlvia D'Alessandri




'Não vejo o futuro sem energia nuclear'

Veja aqui a entrevista com David Cahen, chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizman de Israel, concedida ao Jornal O Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário