terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Paraíba do Sul ultrapassa cota 10

Até as 14h desta terça, 03/01/12, o volume de chuvas registrado em Campos (RJ) foi de 85,4 milímetros. Isto corresponde a 63,2% da média de chuvas para todo o mês de janeiro, que é de 135,1 milímetros.  Os dados, da estação do INMET no Colégio Agrícola, foram informados pelo pesquisador José Carlos Mendonça, que atuou por três anos como professor visitante do Laboratório de Meteorologia da UENF.

Às 14h desta terça, 03/01/12, a medição do nível do Rio Paraíba do Sul em Campos (RJ) foi de 9,89 m. A tendência é de elevação de oito a nove centímetros por hora, que deve ser manter por algum tempo em vista das fortes chuvas ocorridas na Zona da Mata de Minas e no Noroeste Fluminense, que integram a bacia do Paraíba do Sul. Durante a madrugada de quarta, 04/01, o nível do rio chegou a atingir a cota 10,63 metros.

- Municípios como Laje do Muriaé já apresentam problemas desde ontem (02/01), e hoje (03/01) a cidade de Cardoso Moreira está com cerca de 60 centímetros de água na região central - informa Mendonça.

Na tarde de terça, estimava-se que os níveis mais altos do Paraíba do Sul ocorreriam na noite desta terça e na madrugada de quarta.  Neste momento (16h de terça, 03/01), a maré está baixando, o que favorece a descarga do rio para o mar. Nova maré alta é esperada para o período em torno de zero hora desta quarta.
Conforme o serviço de Meteorologia, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (responsável pelo alto volume de chuvas no sudeste em dezembro e início de janeiro) passará a causar fortes chuvas no Espírito Santo, em especial nas regiões de Vitória e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Para Campos, a tendência é de diminuição das chuvas nas próximas horas, havendo previsão de novos volumes mais intensos a partir de quinta ou sexta-feira.

Gustavo Smiderle

2 comentários:

  1. Corrija - o Mendonça ainda não é prof da UENF

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o pesquisador José Carlos Mendonça atuou até recentemente como professor visitante do LAMET/CCT/UENF e acaba de ser classificado em concurso público para professor associado do LEAG/CCTA/UENF. Na postagem seguinte já tínhamos incluído a referência correta, mas para esta valeu o aviso. Correção feita!

    ResponderExcluir