quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mulheres no Bope

Reprodução - revista Marie Claire
“Tem mulher aí?” Foi a pergunta que Renata de Souza Francisco fez ao Bope por telefone antes de dar início a sua pesquisa de mestrado em Sociologia Política na UENF. E a resposta que ela encontrou foi positiva: são seis integrantes femininas na unidade do Bope do Rio de Janeiro. Três delas são do quadro de combatentes e três do quadro de saúde.

A pesquisa, selecionada para apresentação oral, é uma das cerca de 420 apresentadas durante a XII Mostra de Pós-Graduação da UENF, realizada até esta quinta, 18/10, no Centro de Convenções da Universidade. O evento integra a programação local da IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ao lado da IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF.

Em pesquisa de campo, a mestranda Renata descobriu que o treinamento para soldados do Bope é de fato como mostra o filme “Tropa de Elite”. Embora sejam oficialmente aceitas, mulheres ainda não marcaram presença no curso.

- São quatro meses de “sofrimento”. O Coesp (Curso de Operações Especiais) sempre começa com turmas abarrotadas, mas poucos são os alunos que concluem o curso – acrescenta a estudante.

Em um batalhão onde a agressividade é uma característica, a pesquisadora tem por objetivo fazer uma analise sobre a participação feminina em profissões que até pouco tempo eram exclusivamente masculinas. A Polícia Militar tem mais de 200 anos, mas mulheres só fazem parte desta história há 30. Foi apenas no fim da ditadura militar que a entrada de mulheres foi permitida. Segundo a pesquisadora, existem vertentes que especulam o ingresso feminino na polícia como uma forma de dissociar a imagem da PM com a ditadura.

- Foi uma tentativa de humanizar a instituição, já que culturalmente a imagem feminina é associada a bondade, beleza, honestidade e docilidade.

Como aluna do mestrado em Sociologia Política da UENF, Renata de Souza Francisco faz visitas semanais ao batalhão. Seus estudos têm a orientação da professora Marinete dos Santos Silva, do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE/CCH/UENF).

Semana de C&T - A programação local da Semana de C&T inclui ainda a IV Mostra de Extensão IFF-UENF-UFF, reunindo trabalhos das três instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão. Só a UENF tem mais de 100 projetos cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A programação completa da Semana de C&T na UENF pode ser conferida aqui.

Ana Clara Vetromille

Nenhum comentário:

Postar um comentário