sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Matemática divertida

Renata e o jogo que criou para ajudar no aprendizado de matemática
Para muitos alunos do ensino fundamental, a matemática pode parecer a grande vilã dos estudos. Mas, quando a aprendizagem é feita de forma lúdica, os números podem ser vistos como amigos e as operações matemáticas podem se tornar mais fáceis e divertidas.  É o que vem acontecendo com os alunos do 8º ano do Centro Integrado de Educação Pública Maria Aparecida Lima Souto Tostes, na cidade de Miracema, no Estado do Rio de Janeiro, que este ano puderam aprender a divisão através de um jogo criado pela professora Renata Nalim Basilio Tissi.

— Esse jogo surgiu pela necessidade de fazer com que os alunos pudessem aprender a dividir. Alguns possuem dificuldades com este tipo de operação e o jeito foi tentar criar algo que diminuísse tal dificuldade — conta a professora.

Renata é licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente cursa Ciências Biológicas pela UENF através do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Criado em 2000, o consórcio Cederj leva educação superior gratuita e de qualidade a todo Estado do Rio de Janeiro através de sete instituições: UENF, Cefet, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Além da licenciatura em Ciências Biológicas, a UENF também oferece licenciatura em Química no âmbito do Cederj.

— O ensino a distância é realmente ótimo pra mim, pois não preciso me afastar da família e ainda tenho uma graduação gratuita e de qualidade — afirma Renata.

A ideia de criar outras formas de aprendizagem vem desde a faculdade, onde participou do projeto ‘Os conceitos da Etnomatemática nos Jogos Infantis’. A partir daí, ela percebeu a importância da atividade lúdica em sala de aula e começou a colocar suas ideias em prática logo no início da docência.

— Atividades lúdicas fazem com que os alunos aprendam mais, pois eles estão trabalhando com o concreto. Sabemos que trabalhar algo abstrato nos assusta; o lúdico é mais atraente e motivador — diz Renata.

Segundo Renata, o jogo matemático criado este ano ajudou a turma do 8º ano do Ensino Fundamental a superar as dificuldades com o cálculo e ainda trabalhou concentração e tolerância. Além disso, as peças são feitas com garrafas PET e outros materiais reutilizáveis, o que estimulou a consciência ambiental dos alunos.

— Tem gente que acha que Matemática não tem relação com Biologia, mas tudo está ligado — afirma.

A interdisciplinaridade está sempre presente nos projetos de Renata, que já possui uma parceria com a professora de Ciências Iolanda Oliveira na escola em que leciona. Juntas, elas realizaram o projeto ‘Pare, Pense e Recicle’, através do qual incentivaram a coleta seletiva junto aos alunos.  Renata conta que a união é um incentivo a seguir com o curso de Ciências Biológicas e ir adiante na área acadêmica.

— Pretendo dar continuidade aos estudos e a UENF pesa bastante na decisão, pois fica a duas horas de distância da minha cidade e me oferece a possibilidade de cursar uma pós-graduação.

Rebeca Picanço

8 comentários:

  1. Muito bom. Iiciativas como estas precisam ser divulgadas e valorizadas.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, seria possivel conhecer mais sobre este jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      Claro que sim. Você é professor?

      Excluir
    2. Olá Luiz,

      Fico feliz por está contribuindo com colegas de profissão. Como posso ajudar?

      Excluir
  3. Ola me interessei pelo jogo, ótima iniciativa, noto quão grande é a dificuldade deles com a multiplicação e a divisão, gostaria de saber mais por esse jogo poderia me fornecer mais informações, trabalho na EMEF "Veneciano" no ES e sempre estou em busca de atividades e jogos que melhor ajudem meus alunos a compreender e aprender a magnificência que é a matemática...aguardo sua colaboração Mariana

    ResponderExcluir
  4. Olá qual é a regra do jogo e com que materiais ele é feito ?
    Preciso fazer um trabalho para entregar dia:16/10
    Por Favor.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!
    Qual a regra desse jogo???
    Que tipo de material foi utilizado para confeccioná-lo?
    Preciso fazer um trabalho na escola e gostaria de apresentar esse projeto.
    Obrigada. Julia

    ResponderExcluir