sexta-feira, 8 de março de 2013

Coluna Nutrição: Abacaxi





Abacaxi


Luiz Fernando Miranda e Karla Silva Ferreira*

O abacaxi — embora com diferenças que dependem da variedade e tratos culturais — se destaca pelos teores de fibras, carboidratos, enzimas proteolíticas e também vitamina C, vitamina B1 (tiamina), vitamina B6, (ácido pantotênico) e ácido fólico. Uma fruta de tamanho médio, descascada e sem coroa, pesa, aproximadamente, 750 gramas.



As enzimas proteolíticas são conjuntamente denominadas “Bromelina”. Elas degradam proteínas e, por este motivo, o seu consumo ajuda na digestão e pode ser usado para amaciar carne, bem como na fabricação de cosméticos. Estudos recentes têm indicado que a Bromelina possui atividade anti-inflamatória, imunológica e anticancerígena no intestino. Entretanto, pelo fato de hidrolisar proteínas, não é recomendável abusar de seu uso em jejum, como recomendado em determinadas dietas, pois estas enzimas podem aumentar lesões pre–existentes no trato gastrointestinal.

A vitamina C, assim como a vitamina E, é um forte agente antioxidante. Enquanto a vitamina E atua em meio lipídico, a vitamina C atua em meio hídrico, inclusive regenerando a vitamina E na interface das membranas para a correta formação do colágeno, que é uma proteína que dá sustentação aos músculos, tecido epitelial e formação dos vasos sanguíneos. Por este motivo, o consumo adequado de vitamina C é necessário para a formação de artérias resistentes e retardamento do envelhecimento. Apenas uma porção de 150 gramas de abacaxi — uma fatia e meia — fornece mais que 100% da quantidade desta vitamina que devemos ingerir diariamente.

Além da vitamina C, o abacaxi está sendo alvo de estudos sobre o seu teor de aminas bioativas, compostos que podem ser benéficos à saúde por sua ação antioxidante e anti-inflamatória. E ainda as vitaminas B1 e B6 presentes na fruta atuam no metabolismo energético e a Vitamina B6, no metabolismo de aminoácidos. Embora deficiências severas destas vitaminas sejam raras em nosso meio, deficiências leves (subclínicas) são comuns e causam alterações no sistema nervoso e muscular.

O abacaxi, como a maior parte das frutas, possui elevado teor de água. Seu suco é hidratante e auxilia na digestão.


* Doutorando e professora do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF

2 comentários:

  1. Parabéns Fernando e Prof(a). Karla pelos esclarecimentos nutricionais que vocês têm dado à sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que o abacaxi tem uma concentração muito alta de agrotóxicos. Como podemos utilizá-lo integralmente em receitas afim de eliminarmos este pesticida?

    ResponderExcluir