segunda-feira, 1 de julho de 2013

Coluna Infinitum - Observatório Espacial Herschel





Observatório Espacial Herschel

Adriana Oliveira Bernardes
 adrianaoliveirabernardes


Sondas, satélites, telescópios, foguetes... O homem tem se utilizado de várias formas para explorar nosso Sistema Solar e também estudar algumas das bilhões de galáxias existentes. Hubble, James Webb, Planck, Kepler e também Herschel são alguns dos recursos lançados ao espaço, com o intuito de conhecer um pouco mais sobre o universo.

Neste artigo falarei sobre o observatório espacial Herschel, que recebeu este nome  em homenagem ao astrônomo inglês de origem alemã, Willian Herschel (1738-1822). Filho de músico, Herschel se mudou para Inglaterra quando era ainda jovem.Analisando seu trabalho, verificamos que suas descobertas foram importantes. Uma delas foi o planeta Urano, sétimo planeta a partir do Sol. Urano, um planeta gasoso, foi observado por Herschel com um telescópio construído que ele mesmo construiu.




Na imagem acima, o astrônomo Willian Herschel

Outro trabalho digno de nota desenvolvido por Herschel, foi a catalogação de estrelas duplas. Ele descobriu que a estrela Castor — a mais brilhante da constelação de Gêmeos — e sua companheira de brilho fraco são binárias físicas, o que significa que interagem gravitacionalmente.

Consta também que Herschel descobriu a radiação infravermelha — um tipo de radiação não ionizante e que não é visível pelo olho humano.Medindo com um termômetro as temperaturas das várias cores do espectro obtido através de um prisma, Herschel observou que a maior temperatura se achava ao lado do vermelho, porém ali não havia nenhuma luz. Estava descoberta assim a radiação infravermelha, invisível a nossos olhos.

Bom, o Observatório Espacial é uma sonda projetada pela Agência Espacial Européia (ESA), numa associação com dez países. Trata-se de um artefato tecnológico, com 9m de altura e 4,3m de largura, pesando aproximadamente 3 toneladas.

A sonda foi lançada em maio de 2009 pelo veículo espacial Ariadne 5 para uma missão de quatro anos, devendo ser em breve aposentada.

Imagem do Herschel. Fonte: Site da ESA http://www.esa.int



Seu espelho foi feito de carboneto de silício, que é uma liga leve, resistente a temperaturas extremas. Tem 3,5m de diâmetro, sendo o maior espelho utilizado em missões atualmente.

Suas imagens são captadas por meio de radiação infravermelha. Aquela mesma, descoberta por Herschel, e tem muito sucesso na obtenção de imagens de  galáxias existentes desde a época em que o universo se formou.

O objetivo do observatório Herschel é estudar a formação das galáxias no inicio do universo, investigar a formação de estrelas e avaliar a composição química atmosférica e também as superfícies de cometas, planetas e satélites.

A tentativa de compreensão do universo vem sendo uma constante na trajetória do homem na Terra, desde o Sputnik até os mais modernos telescópios espaciais. O homem utiliza-se de altas tecnologias para entender como o universo está organizado, do que é formado e, principalmente, qual será sua evolução.


SUGESTÕES DE SITE:
http://www.esa.int

Nenhum comentário:

Postar um comentário