quinta-feira, 5 de julho de 2012

Livro aborda fabricação de rações

A ração é o alimento completo para os animais, pois aporta energia e todos os nutrientes em quantidades adequadas e proporções ótimas. Isso só é possível graças ao trabalho de pesquisadores e  profissionais que atuam na área de Zootecnia. Um pouco deste conhecimento está no livro ‘Fabricação de rações e suplementos para animais’, do professor Humberto Pena Couto, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição Animal (LZNA) da UENF.

O livro, agora em sua 2ª edição, se propõe a auxiliar fabricantes de rações, alunos e profissionais formados em Zootecnia, trazendo informações básicas e informações objetivas para a tomada de decisões técnicas e gerenciais no que se refere à adoção de novas tecnologias na indústria de produção de rações. Pretende ainda ajudar na elaboração de normas de controle de qualidade visando à produtividade e segurança alimentar.

— Tudo isso dentro de uma visão ampla das interações que compõem o dinâmico e complexo campo da produção de rações — ressalta o professor.

A nova edição traz mais um capítulo, intitulado “Fabricação de rações de qualidade e segurança alimentar”. Segundo Humberto, o tema é de grande importância, uma vez que o controle de qualidade dos produtos de origem vegetal e animal utilizados na alimentação animal é atualmente um grande desafio para todos os profissionais que atuam nos diferentes segmentos na produção animal.

— O cumprimento das boas práticas de fabricação de rações e suplementos é um conjunto de normas e procedimentos que assegura ao fabricante o atendimento às especificações acordadas e o cumprimento da Legislação, garantindo ainda a segurança dos produtos para a saúde do animal, do homem, do trabalhador e do meio ambiente — diz.

 Segundo o professor, a 2ª edição traz o resultado de novas pesquisas na área de avaliação do valor nutricional de alimentos utilizados pela indústria na alimentação animal, como o milho e produtos de soja.

— Também estudamos como a qualidade de tais alimentos pode influenciar o desempenho zootécnico de aves e suínos, comprometendo negativamente o custo de produção, bem como avaliações de fatores como: presença de micotoxinas, grupo de compostos altamente tóxicos, que são produzidos por determinados fungos que infectam produtos e sub-produtos agrícolas tais como milho, amendoim, trigo, cevada, centeio, etc nestes alimentos e sua qualidade microbiológica —  afirma.

O livro pode ser obtido no site da editora Aprenda Fácil / Grupo CPT (www.afe.com.br) ou pelo telefone (31) 3899-7000 com o código: 1366 e o ISBN: 978-85-7601-263-4.

Letícia Barroso
Fúlvia D'Alessandri 

2 comentários:

  1. Realmente o livro é muito bom!
    Parabéns ao autor e pela editora!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza essa edição fará tanto sucesso quanto a primeira.
    Tudo de bom e sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir