quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atualização em Ciências

Curso busca capacitar professores de ensino médio e fundamental para o uso de laboratórios didáticos

A UENF oferece de 30/07 a 03/08 o“Curso de capacitação de professores no uso do laboratório didático: como ensinar ciências por aulas práticas”. Voltado para professores do ensino fundamental e médio das áreas de ciências e biologia, o curso  está com inscrições abertas até 27/07 através do email uenfcurso@gmail.com. As inscrições são gratuitas.

No total, estão sendo oferecidas 55 vagas: 20 para o horário das 8h às 12h e 35 para o período entre as 14h e as 18h. Para a turma da manhã, as aulas serão realizadas no Laboratório Didático do Colégio Estadual Benta Pereira. Já a turma da tarde assistirá ás aulas no Laboratório Didático do Colégio Estadual Sylvio Bastos Tavares.

O objetivo do curso é promover a troca de experiências entre os professores, com relação a atividades práticas desenvolvidas em laboratório didático, além de proporcionar a sua atualização em temas relacionados ao ensino de ciências e biologia.

O curso será coordenado pelo professor Renato Augusto DaMatta, do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF. Participam ainda Gustavo Glória Viana (Professor do Sylvio Bastos Tavares), Manuella Viana (bolsista Pibid/UENF) e Raíssa Matos (bolsista de extensão da UENF).
Professor Renato DaMatta

O curso se insere no projeto de extensão ‘Cursos de capacitação, desenvolvimento de protocolos para atividades práticas e uso do laboratório de Biologia para professores de colégios estaduais de Campos dos Goytacazes’, coordenado pelo professor Renato DaMatta. Agrega também outro projeto, ligado ao Ministério da Educação (MEC), intitulado ‘Projeto de formação continuada de professores para o Norte Fluminense: programa articulado’, coordenado pela professora Silvia Alicia Martinez, do Centro de Ciências do Homem (CCH) da UENF e que envolve ainda as professoras Nadir S’Antanna (CBB) e Maria Eugênia Ferreira Totti (CCH).

Este é o quarto curso voltado para a capacitação de professores coordenado pelo professor Renato. Os outros foram: 'Atualização de estudos práticos e teóricos em Biologia Celular' (2009, projeto Faperj 2008), ‘Curso de capacitação de professores para utilização do laboratório no Colégio Benta Pereira: Aulas práticas como ferramenta de ensino de ciências’ (2010, projeto Faperj 2009) e ‘Curso de Educação Continuada: Atualização em Ciências, Ênfase em Biologia Celular e Ensino Inclusivo’ (2011, projeto FAPERJ 2009).

— Montamos laboratórios nestas escolas, mas eles não são usados e uma das razões é a falta de capacitação dos professores. Por isso vimos promovendo estes cursos — diz o professor Renato DaMatta.

Fúlvia D'Alessandri

4 comentários:

  1. Gostaria muito de participar,mas moro em Itaperuna o que torna inviavel participar durante uma semana,alem disso esse periodo ja é letivo.Temos muita dificuldade em passar aos alunos os conhecimentos que dependem de uma prática para melhor entender o assunto . Temos até laboratório na escola só que não temos treinamento para utilizá-lo.Trabalho em uma escola estadual.

    ResponderExcluir
  2. Professores da Rede privada também podem participar?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de participar, mas trabalho em Campos de segunda a quarta, indo embora para o Rio na quarta após o almoço, também trabalho lá e em Petrópolis a partir deste dia toda semana.
    Que pena!

    ResponderExcluir