terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Fortalecendo as cooperativas de catadores


A profissão de catador de lixo é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, mas que mecanismos fazem dela uma opção capaz de garantir a sobrevivência do trabalhador? Para a pesquisadora Magda Tirado Soto, doutora em Engenharia de produção pela Coppe/UFRJ, o fortalecimento da atividade passa principalmente pelo associativismo, e uma estratégia para garantir a sobrevivência e a competitividade das cooperativas de catadores é a organização em rede no mercado de trabalho.

Magda, que participa da equipe de Assessoria Técnica do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) — que apoia cooperativas de catadores no Rio —, proferiu o seminário "Análise e formação de redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis no âmbito da economia solidária" no último dia 15, na UENF, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade.

— Os catadores já são uma profissão reconhecida. A nossa ideia é de que eles sejam pessoas ativas, que ouçam e sejam ouvidos. Assim como eles precisam aprender, também têm muito a ensinar e é isso que nós queremos que seja explorado e aproveitado — disse Magda, que fez o mestrado, também em Engenharia de Produção, na UENF.

Durante o seminário, ela falou sobre uma experiência positiva de organização em rede: a associação Recicla Rio, que existe há três anos e reúne cinco cooperativas em comunidades carentes da Zona Norte. A associação foi contemplada no Edital 001/2010 Funasa (Fundação Nacional de Saúde), obtendo financiamento (ainda em execução) para a compra de veículos e equipamentos, como caminhão para a coleta, balança e prensa. A rede conta com a parceria da Petrobras, setor de Tecnologia de Informação e Comunicaão (TIC), responsável pela elaboração de um software livre para obter a rota ótima de coleta.

— Na medida em que cada uma das cooperativas que integram a rede esteja fortalecida (estrutura física, equipamentos, transporte e capacitação) a atuação em rede adquire sentido e consequentemente garante sua sustentabilidade — afirmou.

Segundo a pesquisadora, as cooperativas ajudam os catadores em três pontos básicos para que o trabalho possa se inserir mais fortemente na economia. Primeiro, permite a parceria entre os catadores e o governo municipal para o aproveitamento completo do lixo. Segundo, possibilita a realização de um trabalho social, que aproxima estes profissionais da comunidade em que vivem. E, por último, ajuda na padronização da produção.

— Somente a partir daí é possível pensar na visibilidade econômica, o que pode se dar através dos trabalhos artesanais feitos com o material coletado — afirmou, acrescentando que as cooperativas capacitam o catador visando à qualidade do serviço, inserindo-o formalmente no mercado de trabalho.

Letícia Barroso
Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário