quarta-feira, 7 de março de 2012

A ciência dos materiais cerâmicos

 
Parte dos avanços mais recentes em pesquisas com materiais cerâmicos está num livro publicado em 2011 na Croácia, com autores de vários países, e três capítulos da obra são assinados por pesquisadores atuantes na UENF ou formados pela instituição. Publicada pela editora Intech Open, a obra tem como título "Advances in Ceramics – Characterization Raw Materials, Processing, Properties, Degradation and Healing”. Numa tradução livre, o título seria ‘Avanços em cerâmica – caracterização de matérias-primas, processamento, propriedades, degradação e recuperação’.
   
Já o primeiro capítulo, intitulado ‘On the Use of Photothermal Techniques as a Tool to Characterize Ceramic-Metal Materials’ é de quatro autores ligados à UENF: o pós-doutorando Francisco de Assis Leo Machado e os professores Marcello Filgueira, Roberto da Trindade Faria Junior e Helion Vargas. O capítulo trata da caracterização térmica, estrutural e microestrutural de um metal duro largamente empregado como ferramenta de corte nas indústrias metal-mecânica, de petróleo e na construção civil – um material de carbeto de tungstênio-cobalto, como explica Marcello Filgueira:
   
- Os aspectos inéditos do trabalho são a produção das pastilhas de metal duro via altas pressões e altas temperaturas (HPHT - high pressure - high temperature) e o uso de técnicas fototérmicas para a caracterização destas pastilhas. O trabalho resultou de esforços conjuntos entre pesquisadores do programa de pós-graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais e do programa de Ciências Naturais do CCT/UENF.
   
O capítulo 11 discute a caracterização de cerâmica vermelha com incorporação de rejeitos de massa de louça sanitária de uma indústria de São Paulo, que foi tema da tese de doutorado de Vanessa Pereira de Souza Ulliam Caldas, defendida em setembro de 2011, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, com a orientação do professor Roberto Trindade Faria Junior. O artigo tem autoria dos próprios Roberto e Vanessa e ainda de Carlos Maurício Fontes Vieira, Rosane da Silva Toledo Manhães, Sergio Neves Monteiro, José Nilson França Holanda e Helion Vargas.  O título é ‘Characterization of Clay Ceramics Based on the Recycling of Industrial Residues – On the Use of Photothermal Techniques to Determine Ceramic Thermal Properties and Gas Emissions during the Clay Firing Process’ (em português, algo como ‘Caracterização de cerâmica vermelha com base na reciclagem de resíduos industriais – uso de técnicas fototérmicas para determinar propriedades térmicas das cerâmicas e emissões de gás durante a queima da argila’.)
   
Já o capítulo 16 demonstra como a incorporação de resíduos de rochas ornamentais à fabricação de artigos de cerâmica vermelha aumenta em mais de 50% a vida útil de tijolos e telhas. O trabalho é assinado pelos professores Gustavo de Castro Xavier, Fernando Saboya, Paulo Cesar de Almeida Maia e Jonas Alexandre, todos do Laboratório de Engenharia Civil da UENF. Segundo Gustavo, os resíduos são incorporados na proporção de 5%, e as peças são queimadas a até 900º C. O capítulo tem como título ‘Considerations about Degradation of the Red Ceramic Material Manufactured with Granite Waste’ (‘Considerações sobre a degradação de materiais de cerâmica vermelha produzidos com resíduos de granito’).
   
Para ter acesso ao livro com todos os seus 18 capítulos, clique aqui.

Rafaella Dutra
Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário