domingo, 25 de março de 2012

Você na rede: até que ponto?

You Tube: 2 bilhões de visualizações por dia
Quais os limites entre o que é público e o que pertence à intimidade nas postagens em canais da internet, especialmente no You Tube? É o que tenta responder a dissertação de mestrado de Daniella Costantini das Chagas Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da UENF. Entre outras coisas, o trabalho conclui que muitos usuários, ao postarem vídeos como forma de expressão pessoal, acabam expondo sua intimidade em grau maior do que gostariam.

O trabalho tem como título “As representações do ‘eu’ na rede social You Tube: quando o íntimo atravessa os limites do público e do privado” e foi orientado pelo professor Carlos Henrique Medeiros de Souza, do Laboratório de Cognição e Linguagem (LCL) da UENF.

Como conta Daniella, a rede You Tube – criada em junho de 2005 - é a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, tendo chegado, em 2008, à marca dos 85 milhões de vídeos postados. O ritmo é tal que a cada minuto são inseridas 24 horas de novos vídeos. Em apenas um dia, acontecem 2 bilhões de visualizações.

A pesquisa se debruça sobre as chamadas videografias de si, que constituem pequenas biografias e narrações de experiências e análises do cotidiano inseridas na rede. Em certos casos, pessoas anônimas se transformam em celebridades, seguindo o rastro de atores de canais on-line como Felipe Neto e PC Siqueira.

Segundo Daniella, as análises construídas são ‘tentativas de investigação e construção’ de uma questão que extrapola as páginas de um trabalho acadêmico, dada a velocidade das mudanças verificadas no ambiente virtual.

- Como lembra o autor Manuel Castells, uma pesquisa não pode ser completa quando seu objeto se desenvolve e muda muito mais depressa do que o sujeito pesquisador – afirma Daniella.

Éder Souza
Gustavo Smiderle

3 comentários: