quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Saguis fora de lugar


Sagui da espécie Callithrix jacchus: bonitinho, mas perigoso.
Você recebe um sagui de presente e, com pena do bichinho, solta na mata mais próxima pensando estar prestando um serviço à natureza. Errado: em vez de ajudar o ambiente, você pode estar prejudicando a preservação do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), ameaçado de extinção.

É o que mostram estudos desenvolvidos há mais de dez anos pela UENF em parceria com a Associação Mico-Leão-Dourado. O líder das pesquisas é o professor Carlos Ruiz-Miranda, do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA/UENF). Uma síntese de todos estes anos de pesquisa está em um artigo publicado pela revista Ciência Hoje de julho de 2011.

Os estudos, iniciados em 1998, têm como cenário a Área de Proteção Ambiental (APA) da bacia do rio São João, que abrange os municípios de Silva Jardim, Casimiro de Abreu e Rio Bonito. É lá que os saguis e os micos-leões-dourados ocorrem em maior concentração.

Segundo o pós-doutorando Márcio Marcelo de Morais Júnior, um dos coautores do artigo, a introdução clandestina de saguis das espécies Callithrix jacchus e Callithrix penicillata pode gerar competição com os micos-leões, além de introduzir doenças. A tese de doutorado de Márcio aborda este tema.

Clique aqui se você quiser saber mais sobre o assunto.

Mário Sérgio de Souza, Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário