segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Desenvolvimento sustentável

Dois projetos estruturantes serão apresentados pela UENF durante o Encontro do Colegiado do Território da Cidadania Norte, que ocorre nesta quarta, 21/12, das 14h às 17h, na Sala de Conferências do P4, na UENF. O programa Território da Cidadania, que envolve instâncias federais, estaduais e municipais, conta com a participação da UENF desde o seu início, em 2004, tendo à frente dos trabalhos o professor Luís Humberto Castillo Estrada, do Laboratório de Zootecnia e Nutrição de Animais (LZNA).

— Junto aos diversos atores do programa, temos elaborado diversos estudos, envolvendo principalmente os agricultores familiares da região. Os estudos originaram algumas teses de mestrado nos quatro Centros da UENF — disse o professor, lembrando que a Universidade participou ativamente da elaboração do Plano Territorial Sustentável do Norte e Noroeste Fluminense (PTRS) , que aponta todos os investimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do setor agrário na região.

Segundo Castillo, o programa Territórios da Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas  básicos de cidadania por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. Além da UENF, também participam do programa o IFF, a UFRRJ, a UFF, a Emater e a Pesagro, além das Prefeituras da região e organizações civis (ONGs, OSCIPs, associações e cooperativas). No colegiado NF, 25% é formado por associações, outros 25% por ONGs. Os 50% restantes são formados por representantes da agricultura familiar, pescadores artesanais, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas, entre outros.

Veja mais informações aqui.

Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário