quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Laboratório do aquecimento global

Um grande laboratório de 2,5 mil metros quadrados para medir em tempo real, 24 horas por dia, as reações de diferentes espécies de plantas à elevação na temperatura e ao aumento na concentração de gás carbônico (CO2)no ar livre. Esta experiência, voltada para prever as respostas das plantas ao aquecimento global, está sendo feita numa área da USP em Ribeirão Preto. O professor Hernan Maldonado, do CCTA/UENF, é um dos colaboradores da pesquisa, que tem a coordenação do professor Carlos Alberto Martinez, da USP.

Este observatório climático vai monitorar 24 horas por dia a reação de duas espécies de plantas às variações de temperatura e de concentração de CO2.  Trata-se de uma leguminosa (Stylosanthes guianensis) e de uma gramínea (Panicum maximum). O sistema se chama MiniFace (Free Air Carbon dioxide Enrichment) e que pode ser traduzido por ‘sistema de enriquecimento do ar livre com gás carbônico’.

A ideia é estudar como as plantas se comportam com as alterações climáticas em condições naturais e estudar o limite de uma planta no sequestro de carbono. Também serão estudadas alterações moleculares, bioquímicas, fisiológicas e produtivas das plantas quando expostas a elevados níveis de CO2 e temperatura.

Leia mais no Jornal da USP

Gustavo Smiderle

Nenhum comentário:

Postar um comentário