segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Combate aos radicais livres


Fruta-pão
 Há muitos fatores que influenciam a saúde humana, mas um deles, sem dúvida, é a alimentação. Hoje os cientistas sabem que o tipo de dieta tanto pode ocasionar doenças como preveni-las. Neste último caso, encontram-se os alimentos chamados “antioxidantes”, que combatem os radicais livres. Pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) da UENF vêm estudando diversos tipos de vegetais com a finalidade de identificar compostos antioxidantes.

A bolsista de Iniciação Científica Mariana Barreto de Souza Arantes, do curso de Agronomia da UENF, estuda as propriedades da fruta-pão, mas, como está no início da pesquisa, ainda não conseguiu identificar os compostos antioxidantes na fruta. O que se sabe, de concreto, é que a fruta-pão contém alto teor de amido, podendo ser uma alternativa à batata e à mandioca. Como se trata de uma árvore, não exige grandes espaços para o cultivo, sendo perfeita para o consórcio com pastagens.

Segundo Mariana, que tem a orientação da professora Daniela Barros de Oliveira (LTA/UENF), os alimentos que contêm compostos antioxidantes previnem o envelhecimento celular ocasionado pela presença de radicais livres.

— O radical livre é uma molécula com um elétron desemparelhado que pode se unir a outras substâncias do organismo, causando problemas. Ele é precursor de câncer e doenças inflamatórias. O alimento antioxidante sequestra o radical livre, servindo de proteção — explica Mariana, lembrando que no Laboratório há também pesquisas, com a mesma finalidade, direcionadas para a graviola, a aroeira, a abóbora e o mandacaru.

Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário