terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UENF terá Museu de Solos


Amostra de solo sendo retirada
 Em breve, será possível conhecer os principais tipos de solos da região sem sair de casa. O Museu de Solos do Baixo Paraíba do Sul, que está sendo montado na UENF, vai reunir em um mesmo lugar amostras dos solos mais comuns no Norte e Noroeste Fluminenses. O acervo ficará exposto na UENF e também será disponibilizado através da internet, de forma semelhante ao que já acontece no Museu de Solos do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria.

— A ideia é promover a divulgação do conhecimento científico e contribuir para formar na sociedade uma consciência coletiva que reconheça os solos como um componente essencial do ambiente — explica o professor Cláudio Roberto Marciano, que atua no Laboratório de Solos (LSOL) da UENF e coordena o projeto.

Segundo o professor, as amostras de solo (cientificamente conhecidas como “monólitos”) abrangem desde a camada superficial até camadas mais profundas (a um máximo de 1,5 m de profundidade), constituindo o chamado ‘perfil do solo’. A coleta segue normas apropriadas, incluindo um processo de impermeabilização com resina para conferir maior durabilidade ao material.

O projeto conta com o apoio da Faperj e do programa Universidade Aberta (Pró-Reitoria de Extensão da UENF). Até o momento, foram realizados testes de coleta e tratamento dos monólitos. Também foi feita a caracterização detalhada (morfologia, mineralogia, propriedades químicas e físicas etc) dos solos que, em breve, deverão compor o acervo.

Paolla Martinez e Fúlvia D'Alessandri

Um comentário: