sexta-feira, 27 de abril de 2012

Menor desperdício na produção de frutas


Francisco Fechine (à esquerda) e Jurandi Oliveira
Uma tecnologia inovadora pode dar maior agilidade na hora de avaliar a qualidade das frutas antes de serem comercializadas. Desenvolvida pelo professor Francisco Fechine Borges, do Instituto Federal da Paraíba, a tecnologia utiliza sensores eletrônicos para avaliar como está a fruta por dentro, permitindo saber em quanto tempo ela poderá ser consumida.

Fechine está na UENF desde quarta-feira, 25/04, a convite do professor Jurandi  G. Oliveira, do Setor de Fisiologia Vegetal do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal (LMGV) da UENF. Na quinta, ele proferiu a palestra "Aquisição de dados de grandezas físicas e sinais biológicos com microcomputadores e sensores MEMS de baixo custo”. E nesta sexta, ministrou uma oficina sobre o assunto.

— Estamos fazendo testes, aqui na UENF, para validar o sistema desenvolvido pelo professor Francisco. Enquanto ele utilizou a manga, nós estamos utilizando o mamão, que já é alvo de nossas pesquisas. A empresa Caliman, que é nossa parceira, já demonstrou interesse no equipamento, que tem como principal vantagem o baixo custo — explica o professor Jurandi.

Tecnologias similares são utilizadas em Israel, China e Tailândia, mas não são acessíveis a pequenos e médios produtores rurais. Segundo Fechine, a ideia é futuramente obter um financiamento para que seja desenvolvido um protótipo do equipamento. Novos testes deverão ser realizados e, se tudo der certo, deverá ser feita a transferência do conhecimento para a indústria.

— A ideia é aplicá-lo em uma linha de embalagem de frutas, substituindo a manipulação (que é feita atualmente) pela esteira com sensores que levam os dados ao computador. Este classifica na hora o produto, que já sai direto para a caixa apropriada, indicando em quanto tempo deverá ser consumido. Com isso teremos menos perdas, que hoje chegam a 50% — explica Fechine.

Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário