quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hospital ajuda em pesquisas na área animal

Cabritos, bois, cavalos, porcos e ainda animais silvestres são alguns dos pacientes atendidos todos os dias no Hospital Veterinário da UENF. Criado em 2006, o hospital funciona como uma via de mão dupla entre o ensino e a pesquisa produzida na UENF  e a comunidade local. Ao mesmo tempo em que permite o treinamento prático dos alunos do curso de Medicina Veterinária — e, consequentemente, presta um serviço à comunidade —, os casos diagnosticados servem, muitas vezes, como subsídios para novas pesquisas.

Segundo o diretor do Hospital Veterinário, Reginaldo da Silva Fontes, em 2011 foram registrados 1.259 atendimentos, entre animais de grande e pequeno porte e silvestres. Ele observa que a finalidade primeira do Hospital é aprimorar o ensino, permitindo que os alunos possam praticar o conhecimento apreendido em sala de aula.

— Todos os atendimentos são acompanhados por professores da Universidade. Nosso objetivo é formar bons profissionais. Como temos também uma função social, dois dias na semana (terça e quinta) são reservados para o atendimento gratuito à comunidade de baixa renda — afirma.

Dentro do Hospital, há áreas específicas de atendimento para cada tipo de animal. Segundo o professor Flávio Graça, responsável pela área de animais de grande porte, são diversos os problemas de saúde dos animais que chegam ao Hospital. Há, por exemplo, casos de indigestão, cólica, feridas e doenças infecciosas.

— Fazemos o diagnóstico da doença e iniciamos o tratamento. Sendo necessário, também estamos aptos a realizar cirurgias. Hoje estamos aqui com um cabrito que chegou com cálculo renal. Ele foi operado e agora está se restabelecendo. Há também um cavalo com uma ferida infeccionada que está sendo tratado — conta.

O professor Antônio Albernaz, responsável pela área de animais de pequeno porte, destaca o fato de o Hospital Veterinário funcionar como um hospital comum, voltado para humanos. Há diversos equipamentos para exames, como o de radiografia, por exemplo. Além disso, há várias especialidades médicas, como dermatologia, cardiologia etc.

Letícia Barroso
Fúlvia D'Alessandri

Nenhum comentário:

Postar um comentário