Crisopídeo adulto |
Pesquisadores da UENF estão mostrando que as fêmeas de alguns insetos são bastante seletivas na hora de depositar seus ovos. Em sua pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UENF, o biólogo Fortunato Brunetti Lambert descobriu que, no caso de duas espécies da família Chrysopidae — um dos grupos mais utilizados no controle biológico de pragas —, as fêmeas tendem a depositar seus ovos preferencialmente próximo a presas que venham a proporcionar um melhor desempenho da prole — melhor desenvolvimento, sobrevivência e reprodução.
Orientado pelo professor Gilberto Soares Albuquerque, o trabalho está inserido na linha de pesquisa do Setor de Inimigos Naturais do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia (LEF) da UENF, que desde o final da década de 1990 investiga a diversidade, características bionômicas e potencial dos crisopídeos no controle de pragas no Norte Fluminense.
Uma presa do crisopídeo |
Segundo o pesquisador, os insetos da família Chrysopidae estão presentes com relativa abundância na maioria dos agroecossistemas, predando diversas presas, tais como pulgões, cochonilhas, ácaros e muitos outros pequenos artrópodes com tegumento facilmente perfurável. Por este motivo, vêm sendo muito utilizados no controle biológico de pragas em todo o mundo.
Se você quiser saber mais sobre o assunto veja a versão preliminar da dissertação de Fortunato aqui.
Fúlvia D'Alessandri
Letícia Barroso
Nenhum comentário:
Postar um comentário