UENF inaugura laboratório de ciências em escola pública de Campos nesta sexta, 01/06
Laboratório montado pela UENF em outra escola pública de Campos, Sílvio Bastos Tavares |
A montagem do laboratório só foi possível graças ao apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que destinou R$ 37,9 mil ao projeto, contemplado no Edital de Melhoria das Escolas Públicas. Os recursos foram disponibilizados pela Faperj em maio do ano passado e, desde então, novos equipamentos vêm sendo adquiridos. O projeto envolve ainda os professores Roberto Weider de Assis Franco, Denise Ribeiro dos Santos e Maria Priscila Pessanha de Castro, todos do LCFIS.
— O objetivo é despertar o interesse pela ciência no aluno do ensino médio, que tem necessidade de pôr em prática aquilo que lê nos livros. Do contrário, acaba perdendo o interesse pelas disciplinas que, sem o experimento, tornam-se apenas contas complicadas e nomes para decorar — afirma Juraci.
O professor era coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Física quando teve o primeiro contato com o Colégio João Pessoa. Por exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as escolas que participam do PIBID devem ter notas baixas nos índices de avaliação escolar. Por este motivo, o Colégio João Pessoa foi escolhido para a implantação do laboratório de ciências.
— Ao visitar a escola verifiquei a existência de uma sala com apenas algumas banquetas, que era para ser o laboratório de ciências, mas vazia — conta.
Dentre os muitos envolvidos no projeto estão ex-alunos da UENF que hoje são professores da escola, como Rosa Maria de Alvarenga, Aline Escocard e Pedro Tavares. Segundo Juraci, a ideia é ter um laboratório multidisciplinar onde todos são responsáveis por seu funcionamento. Uma das ideias da escola é implantar um projeto de pré-iniciação científica.
— Os professores estão ansiosos para usar o laboratório e os alunos, muito curiosos. Não adianta cobrar o professor do ensino fundamental e médio se não há condições de desenvolver o seu trabalho. Esperamos de fato contribuir para a melhoria da escola nos índices de avaliação escolar — conclui.
Fúlvia D'Alessandri
Rebeca Picanço
Veja como foi a inauguração
Nenhum comentário:
Postar um comentário