Segundo o professor Antônio Teixeira do Amaral Júnior, que coordena as pesquisas, a cultivar UENF-14 apresenta produtividade de 3.047 quilos por hectare e capacidade de expansão de 35,69 mililitros por grama — enquanto a base para o lançamento de uma nova cultivar, determinada pelo Mapa, é de um mínimo de 3 mil quilos por hectare e capacidade de expansão de pelo menos 30 mililitros por grama.
— O UENF-14 ainda é melhor do que os híbridos com as quais competiu em ensaios feitos no Norte (Campos dos Goytacazes) e Noroeste (Cambuci e Itaocara) Fluminense. Trata-se, pois, de material bastante competitivo, tendo vencido materiais considerados muito bons como o IAC-112. Importa detalhar que a UENF-14 é variedade de polinização aberta, portanto o agricultor poderá reutilizar as sementes para fazer novo plantio — disse.
Os professores Henrique Duarte Vieira, Alexandre Pio Viana e Antônio Teixeira do Amaral Júnior fizeram o lançamento oficial da nova cultivar de milho pipoca |
— A grande vantagem desta variedade de milho pipoca é que ela foi desenvolvida para a região. Estamos dando ao produtor mais uma opção de cultura, num lugar que antes só tinha cana. É a UENF cumprindo um de seus papeis, que é o de contribuir para o desenvolvimento regional — disse o diretor do CCTA, Henrique Duarte Vieira, acrescentando que as sementes deverão ser disponibilizadas nas lojas especializadas já no próximo ano agrícola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário