Renata e o jogo que criou para ajudar no aprendizado de matemática |
— Esse jogo surgiu pela necessidade de fazer com que os alunos pudessem aprender a dividir. Alguns possuem dificuldades com este tipo de operação e o jeito foi tentar criar algo que diminuísse tal dificuldade — conta a professora.
Renata é licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente cursa Ciências Biológicas pela UENF através do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj). Criado em 2000, o consórcio Cederj leva educação superior gratuita e de qualidade a todo Estado do Rio de Janeiro através de sete instituições: UENF, Cefet, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Além da licenciatura em Ciências Biológicas, a UENF também oferece licenciatura em Química no âmbito do Cederj.
— O ensino a distância é realmente ótimo pra mim, pois não preciso me afastar da família e ainda tenho uma graduação gratuita e de qualidade — afirma Renata.
A ideia de criar outras formas de aprendizagem vem desde a faculdade, onde participou do projeto ‘Os conceitos da Etnomatemática nos Jogos Infantis’. A partir daí, ela percebeu a importância da atividade lúdica em sala de aula e começou a colocar suas ideias em prática logo no início da docência.
— Atividades lúdicas fazem com que os alunos aprendam mais, pois eles estão trabalhando com o concreto. Sabemos que trabalhar algo abstrato nos assusta; o lúdico é mais atraente e motivador — diz Renata.
Segundo Renata, o jogo matemático criado este ano ajudou a turma do 8º ano do Ensino Fundamental a superar as dificuldades com o cálculo e ainda trabalhou concentração e tolerância. Além disso, as peças são feitas com garrafas PET e outros materiais reutilizáveis, o que estimulou a consciência ambiental dos alunos.
— Tem gente que acha que Matemática não tem relação com Biologia, mas tudo está ligado — afirma.
A interdisciplinaridade está sempre presente nos projetos de Renata, que já possui uma parceria com a professora de Ciências Iolanda Oliveira na escola em que leciona. Juntas, elas realizaram o projeto ‘Pare, Pense e Recicle’, através do qual incentivaram a coleta seletiva junto aos alunos. Renata conta que a união é um incentivo a seguir com o curso de Ciências Biológicas e ir adiante na área acadêmica.
— Pretendo dar continuidade aos estudos e a UENF pesa bastante na decisão, pois fica a duas horas de distância da minha cidade e me oferece a possibilidade de cursar uma pós-graduação.
Rebeca Picanço
Muito bom. Iiciativas como estas precisam ser divulgadas e valorizadas.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo incentivo.
ExcluirMuito legal, seria possivel conhecer mais sobre este jogo?
ResponderExcluirOlá Roberto,
ExcluirClaro que sim. Você é professor?
Olá Luiz,
ExcluirFico feliz por está contribuindo com colegas de profissão. Como posso ajudar?
Ola me interessei pelo jogo, ótima iniciativa, noto quão grande é a dificuldade deles com a multiplicação e a divisão, gostaria de saber mais por esse jogo poderia me fornecer mais informações, trabalho na EMEF "Veneciano" no ES e sempre estou em busca de atividades e jogos que melhor ajudem meus alunos a compreender e aprender a magnificência que é a matemática...aguardo sua colaboração Mariana
ResponderExcluirOlá qual é a regra do jogo e com que materiais ele é feito ?
ResponderExcluirPreciso fazer um trabalho para entregar dia:16/10
Por Favor.
Olá!!!
ResponderExcluirQual a regra desse jogo???
Que tipo de material foi utilizado para confeccioná-lo?
Preciso fazer um trabalho na escola e gostaria de apresentar esse projeto.
Obrigada. Julia